Desabafo: Um Dakar Maricas…

dakarcrash

Vamos a Pouco mais de Meio Dakar, uma competição motorizada que se afirma como a mais dura do mundo, a qual percorre 10 000 Quilómetros em 15 dias, mas desculpem-me o termo e o desabafo, o Dakar está a ficar MARICAS.

Hoje foi dia da Etapa 9, uma etapa maratona para as Motos e Quads onde ficarão em parque fechado no final sem que possam ter assistência das equipas. Dia infeliz para a armada Portuguesa de facto, mas ainda não fomos declarados “mortos” e lá continuaremos a tentar, mas não é exactamente isso que me leva escrever este que não é mais do que um desabafo.

Ao final do ponto de controlo 2 a etapa foi dada como neutralizada para as Motos e Quads devido ao extremo calor que se faz sentir e que poderia trazer inúmeras dificuldades no cruzar das míticas dunas de Fiambala. Nada que já não venha a ser hábito nas últimas edições do Dakar, em que as neutralizações de etapas são uma constante, ora pelo frio, ora pela chuva, ora pelo calor, isto tudo em prol da segurança diz a Organização.

Mas que raio é isto? Não é suposto ser a competição motorizada mais dura do mundo? Ser necessário lidar com a dureza, com o calor e com as condições de algumas das regiões mais inóspitas do mundo?

Ora se neutraliza as especiais em altitude devido ao frio extremo que se faz sentir e que pode colocar em risco os pilotos e respectivas equipas, ou a chuva intensa torna os leitos dos rios secos demasiado perigosos, ou então o calor extremo torna a areia das dunas tão solta que as torna muito dificeis de transpor. Bem isto é quase como pedir um Dakar sem Pó, com Ar Condicionado e todas as comodidades de um circuito.

Pode ser apenas uma “comichão” minhas, mas penso que estão a tornar o Dakar numa prova previsível, onde os pilotos não são “largados” à sua sorte de modo a testarem as suas capacidades face às adversidades que encontrarem pelo caminho. Raro é o caso em que pilotos e máquinas pernoitam e descansam em plena Etapa, para retemperar forças para continuarem depois.

Onde é que está o misticismo de que o Dakar é dormir numa tenda, comer enlatados e tomar banho 2 em 2 dias e de balde?

A Organização está a tornar esta prova demasiado polida, demasiado sofisticada, que cada vez mais retira a sua verdadeira essência e espírito do Dakar…

Leave a Reply