Isto por Causa do 11 de Setembro!!

Como todos sabem o 11 de Setembro de 2001 foi uma catástrofe, algo nunca visto e que provocou estragos impossíveis de contabilizar e milhares de mortes. Mas não é bem este o ponto no qual quero tocar.

Após o embate do primeiro avião na torre Norte do World Trade Center foram accionados os meios de socorro para o local, nomeadamente os Bombeiros e Paramédicos de modo a tentar evacuar e socorrer todas as pessoas e vítimas. À chegada dos primeiros meios de socorro foi evidente que estavam perante uma ocorrência gigantesca, onde o incêndio já consumia mais do que 1 andar do edifício sendo que cada andar tinha uma área superior a 1 campo de futebol a carga térmica era imensa.

Na queda das torres morreram 343 Bombeiros que mesmo antes de entrar no edifício sabiam que poderiam não voltar a sair. Equipados com ferramentas manuais e material de protecção individual seguiram em direcção aos pisos mais elevados do WTC, sempre pelas escadas e contabilizado cerca de 30 Kg em material. Um esforço Sobre-Humano, extremamente desgastante física e psicologicamente.

Após todo o desastre os Bombeiros foram considerados como heróis, não é que não o sejam mas enfrentaram a ocorrência como o seu trabalho, algo  que lhes dá prazer fazer e o agrado de poder ser útil e salvar vidas.

Seria óptimo que em Portugal os Bombeiros tivessem 1/3 do reconhecimento de que merecem, pois só quando acontecem os problemas é que a população se lembra dos Bombeiros. Em Portugal os Bombeiros são forças voluntárias que carecem de muitos problemas, quer ao nível da organização, disciplina, formação e acção, mas no entanto são eles que partem para a linha da frente quando é necessário actuar. Eles seguem em frente quando todos os outros recuam, e sendo eu um deles e estado ciente de todos os problemas que possuímos sei que nós somos necessários.

A cada verão que passa assistimos ao mesmo problema dos Incêndios Florestais, dias e dias a combater sem descanso, desgastados pela luta, pelo fumo e pelas elevadas temperaturas.

Num país pequeno como o nosso com fracos recursos económicos para a Protecção Civil (mas existe é dinheiro para os Submarinos) é difícil igualar o nível de prontidão dos Bombeiros dos EUA, mas merecemos um pouco de reconhecimento e de apreço pela nossa actividade de risco.

Nada melhor que um sorriso ou uma palavra agradável a um Bombeiro após ele completar a sua missão…

Leave a Reply