VW 1302 “Carocha”


O pequeno e icónico automóvel VW “Carocha” apareceu no longínquo ano de 1936 quando a VW construiu o primeiro exemplar daquele que pouco tempo mais tarde seria apelidado de “O Carro do Povo”.

Hitler tinha ascendido ao poder da Alemanha e estava comprometido em modernizar a Alemanha e recuperar a economia do país. O governante Alemão era um entusiasta por carros desde a sua juventude e via com bons olhos a ideia de haver um “Carro do Povo”.

Durante o ano de 1933, Hitler tinha uma lista de exigências para a a sua ideia de “O Carro do Povo” e eram as seguintes:

– O carro deveria transportar dois adultos e três crianças (uma típica família alemã da época, e Hitler não queria separar as crianças de seus pais).

– Deveria alcançar e manter a velocidade média de 100 km/h.

– O consumo de combustível, mesmo com a exigência acima, não deveria passar de 13 km/litro (devido à pouca disponibilidade de combustível).

– O motor que executasse essas tarefas deveria ser refrigerado a ar, pois muitos alemães não possuíam garagens com aquecimento.

– O carro deveria ser capaz de carregar três soldados e uma metralhadora.

– O preço deveria ser menor do que mil marcos imperiais (o preço de uma boa motocicleta na época).

O VW “Carocha” sofreu várias alterações ao longo dos anos, inovando de certa forma alguns aspectos do seu design entre muitas outras coisas, mas foi sempre mantido o seu formato “oval” e o seu motor de 4 cilindros opostos refrigerado a ar e montado atrás do eixo traseiro.

O som característico do seu pequeno motor de cilindros opostos com o sistema de escape separado para cada uma das bancadas dos cilindros é algo de inconfundível e a sua resistência e durabilidade foi altamente comprovada pela sua utilização ao longo dos anos assim como durante a 2ª guerra mundial.

Como amantes de automóveis cá em casa, existe um VW 1302 “Carocha” que está em fase de restauro, é simplesmente a “jóia da coroa” cá de casa.

Um símbolo da paixão pelos carros antigos e pelo automobilismo em geral.

Leave a Reply